quarta-feira, 10 de junho de 2009

Delírios de Literatura de Juliana Cimeno

Depois de muito tempo traumatizada com os R$16 de multa da biblioteca por não devolver O Almanaque das Séries na data certa, hoje resolvi entrar na mesma e não pegar nada. Furada, óbvio. Na primeira olhada já coloquei meu nome na lista de espera de Os Contos de Beedle, O Bardo, da JK Rowing (que eu, péssima fã, ainda não li) e Crepúsculo, da Stephenie Meyer (que eu, ótima fã, já li todos os livros da série, mas com meu salário de estagiária só comprei o Lua Nova e o Eclipse).
Comecei a me sentir meio neurótica com a situação toda. Principalmente depois de ler Delírios de Consumo de Becky Bloom (que, aliás, é um tremendo porre. O filme é muito mais romântico e interessante), onde vi uma garota histérica que explica sua falta de auto controle com a desculpa 'É um investimento' - Explico: Rebeca Bloom é uma jornalista com compulsão por comprar. Mesmo depois de ser caçada por cobradores de diversas lojas, ainda entra de cara limpa em botiques de grifes absurdamente caras e compra tudo o que vê pela frente...Depois, para acalmar a consciência, diz: Gastei, mas foi um investimento. Me desculpe, Becky, 2 podes tamanho família para creme de pescoço só é investimento se você for uma girafa...Ou tiver terríveis assaduras no pescoço (o que seria nojento).
O que isso tudo tem a ver? Bom...Eu vivo fazendo minhas auto-promessas: Vou parar de comer doce durante a semana, não vou gastar tanto dinheiro, não vou pegar mais livros do que posso ler, vou começar a fazer os trabalhos da faculdade com antecedência, vou fazer chapinha toda quarta e sexta...Bem, se cumpro durante alguns dias já é lucro. Quando muito, invento alguma saída que faça a quebra da regra mais lógica do que a própria.
A biblioteca é um exemplo simples disso. Na minha estante de espera em casa, tenho pelo menos 6 livros, todos perfeitamente interessantes. Mas quando entro numa livraria ou biblioteca, sempre perco de vista o motivo pelo qual o achei interessante e encontro algo que PRECISO ler naquele momento, como "Russian para Dummies" e "A Arte Perdida de Guardar Segredos" (esse, dizem, é de uma autora considerasa a Jane Austen dessa geração). Até "Marcada", cópia fajuta de Crepúsculo me chamou a atenção. Fala sério.
Decidi, então, fazer uma lista de prioridades com os 20 minutos que me restavam de almoço, com tudo o que precisava ler para a faculdade e para o trabalho primeiro e os livros que tinha na minha estante espera na sequencia, além dos que tinha em mente comprar, baixar ou emprestar. Minha resolução: só passaria para o próximo ítem após terminar o de cima.
Me senti ótima com a decisão, como se tivesse tomando as rédeas do meu caos pessoal, ou coisa do gênero. Afinal, podia ser controlada e organizada.




Na saída, aluguei Macbeth, de Shakespeare.
Que não era prioridade de estudo e nem estava na lista
....Talvez na próxima.

6 comentários:

  1. Problemas com a bilbioteca, taí uma coisa que eu também tenho que aprender a não ter. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Biblicotecas, 'sêbos', locadoras, vendedores ambulantes, amigos calouros que fazem rifas, e outra sorte de meios que me prendem ou desviam a atenção.
    E a famosa lista... uashuash'
    Bom, pelo menos, por enquanto tou seguindo a minha. (tecnicamente falando)
    P.S: Conto-duplex tá de pé.
    P.S²: Me lembrou que tenho 2 livros a devolver!

    ResponderExcluir
  3. AUSHUAHS

    essas listas NUNCA funcionam! fatãaao! AUSHUA

    ""A Arte Perdida de Guardar Segredos" (esse, dizem, é de uma autora considerasa a Jane Austen dessa geração). "

    para tudo :O nova austen???! *-*

    :*

    ResponderExcluir
  4. Tenter ser controlada não irá resolver.
    eE a questão dos livros realmente é um grande problema vc me conhece e sabe que eu pego um monte e depois n da tempo de ler todos ai fica mo seculo com o livros e depois leva mo comida de rabo das amigas,ou das bibliotecarias somos pentelhas e pronto,a coisa é não esquemtar a cabeça e seguir fazendo listas de que fazer no dia,e no final dar errado pelo fato algo ter ocorrido errado.
    E referente aos cremes de beck ___ AH ju,falando com cara de espanto vc sabe que nos mulheres temos uma grande nescessidade vde cremes e dois potes é só um investimento....vai que amanhã vc n tem nem um puto no bolso e n pode comprar as coisas nescessitadas,é só um alerta...da um treguá vai,pela sua amiga gaby que é igualzinha a beck,que não para de comprar e não consegui pagar nada.e é isso.
    dito feito.
    e como no harry potter mal feito,feito....
    não é verdade?

    ResponderExcluir
  5. E ah,é macbeth...do shakespeare...
    vale pena.Não ir de acordo com as regras é sempre amis legal.

    ResponderExcluir

speak your mind